Fazendo História e criando novos caminhos...

Esse blog é um espaço destinado àqueles que curtem História, buscando conhecimentos e novas formas de entender esse mundo. Venha trilhar esses caminhos de descoberta e aprendizado!
Não perca o trem da História!
Atenção alunos! Os trabalhos sobre os filmes já estão publicados nas páginas de cada série. Bom trabalho!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entendendo a República Velha (1989/1930) através de charges e imagens

Essa não era a República de nossos sonhos....

Voto de cabresto, manipulação política e domínio das elites agrárias: estrutura política oligárquica e manipulação política.
“Sendo função social antes que direito, o voto era concedido àqueles a quem a sociedade julgava poder confiar a sua preservação. No Império, como na República, foram excluídos os pobres (seja pela renda, seja pela exigência da alfabetização), os mendigos, as mulheres, os menores de idade [menores de 21], as praças de pré (soldados e marinheiros), os membros de ordens religiosas. Ficava fora da sociedade política a grande maioria da população.
Algumas mudanças, como a eliminação do Poder Moderador, do Senado Vitalício e do Conselho de Estado e a introdução do federalismo, tinham sem dúvida inspiração democratizante, na medida em que buscavam desconcentrar o exercício do poder. Mas, não vindo acompanhadas por expansão significativa da cidadania política, resultaram em entregar o governo mais diretamente aos setores dominantes, tanto rurais quanto urbanos.”
(CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. O Rio de Janeiro e a República que não foi. 3ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. pp. 43-46.)
Domínio político das oligarquias regionais e a política do café com leite.


Osvaldo Cruz é retratado de forma autoritária, dando ordem para que o mata-mosquito não perturbe o sossego dos ricos e concentre a atenção nas moradias dos pobres.
A questão social tratada como caso de polícia: exemplo a Revolta da Vacina e a violência contra a população pobre.

Durante a República Velha, o governo federal fez uso das forças armadas, não só para reprimir levantes liderados por militares ou chefes políticos regionais, mas também para combater movimentos populares sertanejos.

Até os marinheiros se revoltaram...


No sertão, os cangaceiros fizeram história, até serem capturados...



Mas as coisas não iam tão bem assim. Em 1930 as oligarquias começaram a ser questionadas.

E Getúlio Vargas deu um pontapé nas oligarquias, para ficar 15 anos no poder, pode?????


Nenhum comentário:

Postar um comentário