Fazendo História e criando novos caminhos...

Esse blog é um espaço destinado àqueles que curtem História, buscando conhecimentos e novas formas de entender esse mundo. Venha trilhar esses caminhos de descoberta e aprendizado!
Não perca o trem da História!
Atenção alunos! Os trabalhos sobre os filmes já estão publicados nas páginas de cada série. Bom trabalho!

1o Ano 101 e 102

Bem Vindos, esta página é destinada a postagens de textos, exercícios e atividades do 1o ano do ensino médio. Aguardem publicações.
Trabalho sobre o filme Tróia, Gladiador e A Queda do Império Romana
NÃO SE ESQUEÇAM, DATA DE ENTREGA DO TRABALHO ATÉ 27 DE SETEMBRO!BOM TRABALHO!

TRABALHO SOBRE O FILME "TRÓIA"
ALUNO(A): _____________Nº __ / ALUNO(A): ___________ Nº __
SÉRIE: 1º Ano TURMA: _____ PROFª Rita Pires
INSTRUÇÕES:
¨Valor: PARTE I: 8,0 pontos
¨Responder o trabalho, digitá-lo ou enviá-lo para o e-mail  ritipires@gmail.com
-------------------------------------------------------------------------------------
INTRODUÇÃO: O filme Tróia foi baseado no chamado Ciclo Troiano - que reúne uma série de histórias e mitos relacionados à destruição pelos gregos da cidade de Tróia -, do qual os dois poemas épicos atribuídos a Homero - Ilíada e Odisséia - formam a principal base. Segundo a tradição histórica e literária, Homero teria vivido por volta do século VIII a.C. e referia-se em seus poemas épicos a episódios que teriam ocorrido cerca de 400 anos antes, por volta do século XII a.C. Está claro, no entanto, que o filme é apenas baseado na "Ilíada", não é a transposição da obra para a tela. Observa-se, portanto, que não se pretendeu fazer um filme sobre deuses e criaturas fantásticas, por isso não deixou claro no filme a participação dos deuses no conflito. "Tróia" é, acima de tudo, um filme sobre a guerra, a paixão, a entrega; daí a visão mais mundana e humanizada de todo o contexto da grande guerra.
PARTE I – QUESTÕES SOBRE O FILME:
1.Explique qual foi a participação do troiano Páris nas origens da guerra que destruiu Tróia:
2.Quais eram os interesses de Agamenon na Guerra contra Tróia? Cite uma cena do filme que justifique a sua resposta:
3.Segundo a sua mãe, Tétis, Aquiles podia escolher entre dois destinos diferentes: Quais eram eles?
4.Que herói grego convenceu Aquiles a participar da Guerra contra Tróia? Cite o argumento usado por ele para conseguir esse apoio:
5.Explique:
a) Por que Agamenon e Aquiles não se entendiam?
b) Qual foi o fato que complicou ainda mais essa relação entre os dois?
c) Qual a principal conseqüência dessa briga para a evolução da guerra?
6.Responda:
a) Qual foi o fato que provocou o retorno de Aquiles ao conflito? Explique por que:
b) Explique e justifique o por quê da frase: “A ira de Aquiles iria ter, agora, outro alvo”:
7.Descreva a cena do filme que mostra a atitude que Aquiles teve com o cadáver de Heitor:
8.Que foi fazer Príamo na tenda de seu inimigo Aquiles? E qual foi a reação de Aquiles?
9.Entre os personagens de Aquiles e Heitor há diferenças. Mas também há semelhanças: Diante do que vocês assistiram no filme, aponte as principais semelhanças e diferenças entre os dois personagens:
10.O “Cavalo de Tróia” é certamente a imagem mais conhecida da guerra entre gregos e troianos. O episódio do cavalo de Tróia, apesar de ser considerada uma estratégia militar inédita e astuciosa, foi considerada, em algumas obras literárias, uma fraude indigna que não condiz com um dos valores mais respeitado da sociedade grega. Que valor foi esse? E por que a estratégia do cavalo de Tróia foi considerada uma estratégia indigna dos gregos?
PARTE II – QUESTÕES DE APROFUNDAMENTO:
1)O personagem principal do filme “Tróia” é o vaidoso herói grego Aquiles. Sobre ele aprofunde o seu conhecimento e responda: Quem era Aquiles? Qual era a sua origem?
2)Tróia sempre foi cobiçada por seus inimigos. Rica e próspera, era o centro mercantil mais importante da época. Invejada por muitos reis ambiciosos. A conhecida narrativa sobre a Guerra de Tróia é considerada a mais lendária de todos os tempos. Mas, será que Tróia realmente existiu?
3)No filme pode ser percebida a importância que os gregos e troianos davam aos rituais funerários.
a) Descreve uma cena do filme que demonstre essa afirmativa acima:
4) A história da Guerra de Tróia gerou alguns termos ou expressões que são utilizados hoje em várias ocasiões. Pesquise o significado de alguns desses :
a) “Presente de Grego”:
b) “Agradar a gregos e Troianos”:
c) “Calcanhar de Aquiles”:
_________________________________________________________________________________
 TRABALHO SOBRE O FILME "Gladiador"
ALUNO(A): _____________Nº __ / ALUNO(A): ___________ Nº __
SÉRIE: 1º Ano TURMA: _____ PROFª Rita Pires
INSTRUÇÕES:
¨Valor: PARTE I: 8,0 pontos
¨Responder o trabalho, digitá-lo ou enviá-lo para o e-mail  ritipires@gmail.com
-------------------------------------------------------------------------------------
Introdução
Neste filme, Russell Crowe vive Maximus, o maior general do Exército romano. Em 180 d.C., o imperador Marcus Aurelius morre na frente de batalha, dando lugar a seu filho Commodus. Maximus era o favorito do imperador à sucessão, o que leva Commodus a mandar matá-lo para garantir o trono. "Gladiador dá uma boa ideiade como eram espaços como o Coliseu e mostra a dinâmica da sociedade da época e quem eram os grupos dominantes",
Objetivo
Conhecer a sociedade romana, os grupos sociais mais abastados, que dominavam a política, o exército e os povos escravos. 
1ª Parte
Atividades:
O grande general romano Maximus, mais uma vez, conduziu as legiões à vitória no campo de batalha. Com a guerra ganha, Maximus sonha apenas em voltar ao lar para sua mulher e seu filho. Porém, o Imperador Marcus Aurelius, à beira da morte, tem mais uma missão para o general - passar-lhe o manto do poder. Com inveja de Maximus estar sendo favorecido pelo Imperador, o herdeiro do trono, Commodus, ordena sua execução - e a de sua família.
Depois de escapar da morte, Maximus só consegue sobreviver tornando-se escravo e passa a treinar para ser gladiador na arena, onde sua fama cresce. Agora, de volta a Roma, sua intenção é vingar o assassinato de sua mulher e filho matando o novo Imperador Commodus. Maximus aprendeu que o único poder mais forte que o do Imperador é o desejo do povo, e ele sabe que só pode realizar sua vingança tornando-se o maior herói de todo Império.
1- Identifique no filme três causas que levaram o fim do Império Romano.
2. Caracterize a política romana nos seguintes aspectos:
a. Imperador
b. Senado
c.Exército
d. Relação entre povo e governante
3. Cite uma cena em que a condição social do personagem título do filme seja evidenciada e explique sua resposta.
4. Explique a intenção do Estado Romano em incentivar a luta de Gladiadores.
5. Qual era o papel do exército romano apresentado no filme?
6. Como é apresentada a divisão de classes sociais em Roma no período do Império Romano?
7. Caracterize o personagem título do filme quanto aos aspectos físico e psicológico.
8. Qual disputa de poder é apresentada no filme? Por que?
9. Qual era a principal fragilidade do Império Romano no período apresentado no filme?
10. Descreva o Coliseu e sua importância no filme.
2ª Parte
1.Quem eram os bárbaros? Como são retratados no filme?
2.O povo aplaudia por meses seguidos, os tigres estraçalhando corpos de escravos e gladiadores lutando na maior crueldade. Qual era o objetivo dessas apresentações? Na atualidade existe alguma diversão popular que se assemelha às apresentadas nesse filme? Explique sua resposta.
3. O filme ainda mostra a corrupção, a inveja e todos os tipos de intrigas do poder em Roma. Como esse tipo de intrigas e corrupção se apresentam na política de nosso país atualmente? Dê exemplos.
_________________________________________________________________________________
 TRABALHO SOBRE O FILME “ A Queda do Império Romano”
ALUNO(A): ______________________________Nº __
SÉRIE: 1º Ano TURMA: _____ PROFª Rita Pires
INSTRUÇÕES:
¨Valor: 8,0 pontos
¨Responder o trabalho, digitá-lo ou enviá-lo para o e-mail  ritipires@gmail.com
-------------------------------------------------------------------------------------
A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO captura toda a glória, grandeza e luxúria desta turbulenta civilização, e traz à vida uma história de amor eterno. No auge da expansão geográfica do império romano, o general Lívio (Stephen Boyd) comanda a nova política do imperador Marco Aurélio (Alec Guinness), que quer a pacificação de fronteiras e a adoção para os povos conquistados uma certa autonomia. Mas Marco Aurélio acaba envenenado por Commodus (Christopher Plummer), filho ilegítimo que assume o trono e mergulha Roma no caos político e administrativo, o que dá origem à queda do Império Romano, ocorrido em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos hérulos. A parte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453.
1ª Parte
1. Qual o significado dos termos bárbaros e vândalo na sociedade romana?       
2. Na sua opinião, por que o estilo de vida deste povos causava tanto espanto aos romanos?
3. Como a sociedade romana é apresentada no filme?
4. Caracterize citando cenas apresentadas no filme:
a. as batalhas
b. o modo de vida da corte romana
c. diferenças entre romanos e outros povos
d. as relações familiares
5. Qual era a função dos gladiadores dos espetáculos e das corridas de carruagem?
6. Qual era a política do Imperador Marco Aurélio em relação aos povos conquistados?
7. Como seu filho Comodus pretendia governar o Império?
8. Qual é o principal conflito do filme? Por que esse conflito está relacionado a uma história de amor?
9. Por que a administração de Commodus tornou-se um desastre? O que agravou ainda mais essa situação?
10. Como Comodus pretendia afastar Lucilla sua irmã de Livius seu rival político?

2ª Parte

1. Comodus o manda prender seu rival e, em seguida, vai até as Portas da cidade oferecer 3.000 dinares, em ouro, a cada soldado, como forma de conquistá-los. Essa forma de governar é considerada uma das causas da decadência do Império. Por que? Explique sua resposta.
2. O filme ainda mostra a corrupção, a inveja e todos os tipos de intrigas do poder em Roma. Como esse tipo de intrigas e corrupção se apresentam na política de nosso país atualmente? Dê exemplos.
3. Naquela época o exército tinha um papel vital para o Impeério. Qual era esse papel? Hoje, qual é o papel do exército para nosso país?



3 comentários:

  1. 9. Qual era a principal fragilidade do Império Romano no período apresentado no filme?

    ResponderExcluir
  2. 8. Qual disputa de poder é apresentada no filme? Por que?

    ResponderExcluir
  3. 7. Caracterize o personagem título do filme quanto aos aspectos físico e psicológico.


    ResponderExcluir