Fazendo História e criando novos caminhos...

Esse blog é um espaço destinado àqueles que curtem História, buscando conhecimentos e novas formas de entender esse mundo. Venha trilhar esses caminhos de descoberta e aprendizado!
Não perca o trem da História!
Atenção alunos! Os trabalhos sobre os filmes já estão publicados nas páginas de cada série. Bom trabalho!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Guerra do Vietnã: uma ferida ainda não cicatrizada.

Vinte e cinco anos depois, o legado deixado pela Guerra do Vietnã é o consenso entre milhões de americanos de que tudo não passou de um tremendo desperdício de vidas.

A Guerra do Vietnã é a maior e pior guerra na memória da maioria dos americanos.

Mesmo assim, o governo não programou comemorações especiais para marcar a passagem do seu vigésimo quinto aniversário.

O presidente Clinton sequer pretende fazer qualquer menção à Guerra do Vietnã no domingo. Num gesto simbólico, veteranos da guerra vão lavar o Memorial do Vietnã.

Mas isso será feito às 6 da manhã, quando o céu ainda está escuro.

Até mesmo a cobertura da mídia está se concentrando mais nas relações diplomáticas dos Estados Unidos com o Vietnã nos dias de hoje, ao invés de relembrar o conflito.

Mas a dor não pára. Vinte e cinco anos depois, qualquer brincadeira sobre a Guerra do Vietnã ainda é considerada de extremo mau gosto nos Estados Unidos.

As feridas ainda não cicatrizaram.

"Nossos livros de escola glorificam a guerra e escondem seus horrores. Eles incutem ódio nas veias das crianças. Eu preferiria ensinar paz do que guerra. Eu preferiria incutir amor do que ódio." (Albert Einstein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário