Fazendo História e criando novos caminhos...

Esse blog é um espaço destinado àqueles que curtem História, buscando conhecimentos e novas formas de entender esse mundo. Venha trilhar esses caminhos de descoberta e aprendizado!
Não perca o trem da História!
Atenção alunos! Os trabalhos sobre os filmes já estão publicados nas páginas de cada série. Bom trabalho!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Primeiro astronauta a pisar na Lua lamenta preço da fama

Primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, 75, acredita que sua fama não é merecida e rejeita a aura de celebridade que cercou a ele e sua família. "Eu não mereço isso", disse o recluso astronauta em entrevista ao programa "60 Minutes", que será exibida nos EUA no domingo.

"Eu não fui escolhido para ser o primeiro, fui escolhido apenas para comandar aquele vôo. As circunstâncias me colocaram naquele papel particular. Não foi planejado por ninguém", disse.

Armstrong comandou a missão da nave Apollo 11 à Lua, ao lado dos companheiros astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins.

Nasa
Neil Armstrong, em 20 de julho de 1969, no módulo lunar Eagle
Neil Armstrong, em 20 de julho de 1969, no módulo lunar Eagle
Ele deixou o módulo lunar Eagle e, na superfície do satélite natural da Terra, em 20 de julho de 1969, assegurou seu lugar na história, com a frase memorável: "Este é um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade".

Um dos aspectos decepcionantes de sua fama, segundo Armstrong, foi a forma diferente como passou a ser tratado após o pouso histórico. "De repente, amigos e colegas passaram a nos olhar e a nos tratar de modo diferente", disse. "Eu nunca cheguei a entender isso."

Outra conseqüência foi o preço que sua família pagou por sua carreira. "O que me arrependo é que meu trabalho tenha tomado uma quantidade enorme do meu tempo e muitas viagens", afirmou. "Não passei o tempo que gostaria com meus filhos, enquanto estavam crescendo."

Armstrong teve dois filhos sua esposa Janet, com quem foi casado por 38 anos, e de quem se divorciou em 1994.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13945.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário